VEREADOR MIRIM – Escolas realizam último dia de eleições

links patrocinados

O presidente em exercício da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Sebastião Corrêa Lira Neto, Pelé (PDT), e o vereador Mário Márcio Brito Sampaio (PRP), acompanharam o último dia de eleições nas escolas municipais, onde aconteceu o projeto Vereador Mirim.

Apesar da pouca idade, as crianças que participaram do processo eleitoral demonstraram comprometimento com o projeto e acima de tudo muito interesse em realmente saber qual é o papel do vereador e como adquirem conhecimento para participarem ativamente do processo de construção da história política da Câmara.

Pelé esclareceu para alunos e professores sobre como é o cotidiano da Câmara, o papel do vereador e o que cada um pode fazer pela comunidade. Também elogiou o desempenho dos candidatos e a extrema organização dos professores e gestores das escolas que se desdobraram para cumprir um cronograma de eleições, dando prioridade e conscientizando as crianças sobre a importância do projeto Vereador Mirim.

Mário Márcio destacou a importância do envolvimento dos alunos nas atividade, nas pesquisas e busca por informação que os levaram a inovar e levar pra dentro da escola o clima salutar de uma eleição séria, ética e responsável, estimulando a prática da cidadania e o exercício da democracia.

“Estamos muito impressionados com a seriedade, comprometimento e criatividade dos gestores e professores na realização das eleições e na execução dessa primeira fase do projeto Vereador Mirim. Através desse  trabalho em parceria com as escolas, a Câmara planta sua sementinha para incentivar as futuras gerações a exercerem sua cidadania e ensinando-as a importância da política pautada em valores éticos, morais e acima de tudo respeitando os princípios da democracia”, concluem.

Propostas dos candidatos

Nesta quinta-feira (10-11), 28 escolas concluíram a eleição de 28 vereadores mirins que vão ser diplomados na Câmara dia 22, quando também escolherão entre eles os titulares e suplentes, além da eleição da Mesa Diretora e no dia 29 eles realizam uma sessão, nos moldes regimentais das sessões ordinárias, onde vão apresentar as propostas que serão transformadas em uma carta de reivindicações e, aquelas que tiverem embasamento legal e regimental, serão transformadas em projetos pelos vereadores desta décima legislatura da Câmara Municipal.

Os 28 candidatos eleitos apresentaram em suas campanhas propostas que vão desde pedido de climatização das salas de aula a melhoria de salário para professores. Tudo vai ser analisado pelos vereadores que levarão a plenário para apreciação.

O Projeto Vereador Mirim faz parte da programação de 42 anos da Câmara Municipal, cujas atividades comemorativas terminam dia 30 deste mês em sessão solene.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui