Roraima completa hoje 23 anos de criação

links patrocinados

Hoje, 5 de outubro, Roraima completa 23 anos de criação. Com uma população de 450.479 habitantes, conforme Censo do IBGE 2010, distribuída em 15 municípios, maior parte na capital – Boa Vista, vive um momento de expansão com a instalação de novas empresas no Estado, titulação de terras, asfaltamento de estradas e vicinais, investimento na educação superior e saneamento básico, construção de novas unidades de saúde, entre outros avanços.

Nossa reportagem foi às ruas na tarde desta terça-feira (4) e conversou várias pessoas. Todas foram enfáticas em afirmar que Roraima é um Estado muito bom para se viver, mas que ainda possui muitos gargalos, como trânsito violento, déficit habitacional, segurança pública e um sistema de saúde que não acompanhou o crescimento populacional.

Confira o que diz a população

“Quero parabenizar nosso Estado de Roraima e dizer que está melhorando. São muitas obras, novas viaturas para o Corpo de Bombeiros e segurança. A tendência é melhorar”, disse João Matias Souza, servidor público.

“O Estado cresceu e a entrada de novas empresas no Estado como as Lojas Marisa é muito bom para o desenvolvimento da economia. Mas ainda precisamos melhor muito na questão saúde e educação. Nosso trânsito é muito violento, a infraestrutura das ruas é péssima”, ressaltou a estudante, Andreia Magalhães.

“Roraima ainda é um Estado muito atrativo. Boa Vista é um bom lugar para viver. O que complica é saúde. Os postos de saúde estão abandonados. Pronto Socorro lotado, as escolas decadentes. Ainda tem muito que melhorar”, afirmou Poliana Lucena, estudante.

“O Estado evoluiu na educação superior e o comércio também melhorou bastante. Mas o básico para se viver bem é saúde, educação e segurança. Esses precisam avançar. Apesar disso, Roraima é muito bom para ser viver, comparado a outros estados”, disse Elinaldo Santos, estudante.

Homenagens e inaugurações marcam data

Será realizada nesta quarta-feira (5), às 9h, na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos, uma cerimônia de entrega da Medalha da Ordem do Mérito Forte São Joaquim, a mais alta comenda do estado, a personalidades nacionais e locais que prestaram serviços considerados importantes para Roraima.

Confirmaram presença no evento, o governador do Pará, Simão Jatene; Marcelo Richa, secretário da Juventude de Curitiba, representando o governador do Paraná, Carlos Richa; o ex-governador de São Paulo, José Serra; os ex-senadores Arthur Virgílio e Tasso Jereissati e a embaixadora Mariângela Rebuá de Andrade Simões, diretora do Departamento de Energia do Itamaraty.

Também receberão a comenda o presidente da Câmara de Comércio Brasil/Guiana, Laerte Oestreicher; Júlio Martins, presidente do PDT;  o presidente do Conselho Estadual de Cultura, jornalista Laucides Oliveira, e o empresário Raimundo Pinheiro, entre outros.

Na programação estão incluindo a inauguração da energia do Passarão, no próximo sábado (8), e a reinauguração do prédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na próxima segunda-feira (10).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui