Gastronomia – Ensino Profissionalizante EAD

links patrocinados

Há mais de 70 anos, o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) atua na formação e qualificação de jovens e adultos para o mercado de trabalho. Em todos os estados brasileiros é possível encontrar uma instituição do Senac, todos os cursos oferecidos são de ótima qualidade além de serem ministrados por profissionais altamente capacitados.

A escola oferece cursos livres, técnicos, graduação, pós graduação e extensão universitária nas modalidades presenciais e Ead. Eles são pagos, mas a organização concede um programa de bolsas para quem não possui recursos financeiros para realizar determinados cursos.

Você é amante da culinária? Já pensou em empreender e abrir o seu próprio bar ou restaurante e nunca mais ter dificuldade financeira? O setor de alimentação e lazer não entra em crise, e com uma boa administração o sucesso é garantido!

A profissão de gastronomia tem ganhado muito prestígio no Brasil no decorrer nos anos, e com o aumento do turismo essa tendência só aumenta! Você está a um passo para dar início ao seu crescimento profissional e contribuir com criatividade e talento para a evolução da gastronomia brasileira. Continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre o curso, mercado de trabalho e como realizar as inscrições.

A Carreira de Gastronomia

Ser um profissional de gastronomia vai muito mais além do que aprender a cozinhar, ele irá atuar no gerenciamento de um restaurante, segurança alimentar, processos industriais, nutrição e características dos alimentos.

Curso gastronomia senac

Saiba que ao fazer o curso de Gastronomia do Senac, você vai ter os conhecimentos técnicos necessários para iniciar a sua carreira, ingressar no mercado de trabalho, se destacar e sair na frente da concorrência. Neste treinamento o estudante irá aprender a selecionar os melhores ingredientes, tipos e cortes de alimentos e também introdução à confeitaria.

Para se tornar um profissional de sucesso o gastrônomo precisa ter responsabilidade e respeitar às regras de segurança alimentar para poder evitar qualquer tipo de contaminação. De fato, ele precisa de gostar de pessoas, ter espírito de liderança e possuir uma boa comunicação.

Quer ter acesso ao melhor curso do Brasil? CLIQUE ABAIXO e tenha acesso!

O profissional pode atuar em diversas áreas e realizar diversas atividades como:

⦁ Chefe de cozinha:

O chefe de cozinha é o responsável por criar cardápios para restaurantes, hotéis, além de coordenar a equipe dentro da cozinha e fazer contato com os fornecedores dos ingredientes.

⦁ Personal chef:

As atividades elaboradas pelo Personal chef são as mesmas que as do chefe de cozinha, porém ele irá prestar os seus serviços em residências particulares.

⦁ Segurança alimentar:

O profissional de segurança alimentar irá exercer atividades de vistorias para garantir que as normas de segurança sejam cumpridas.

⦁ Indústria alimentícia:

O gastrônomo também pode atuar criando receitas e testando os produtos alimentícios criados pela empresa.

⦁ Gestão:

A área de gestão é a responsável por administrar restaurantes, hotéis, indústrias, etc. Inclusive, irá fazer a contratação e o treinamento de funcionários, escolher os fornecedores e gerenciar o estoque e finanças.

⦁ Consultoria:

O especialista em gastronomia também pode atuar de forma autônoma prestando consultorias e mentorias para empresas que atuam na área de alimentação.

Detalhes da Inscrição Online

O requisito para se inscrever no curso livre de Gastronomia do Senac o é ter no mínimo 16 anos e estar cursando o ensino fundamental. Para poder se alistar entre no site oficial do Senac escolha a sua região, em seguida clique sobre gastronomia e alimentação, depois em “formação básica de gastronomia”.

Curso gastronomia senac

Este curso é pago, o candidato pode fazer a inscrição e o pagamento totalmente online, pelo boleto bancário ou até 4 vezes no cartão de crédito.

Para essa qualificação há bolsas de estudos disponíveis, para poder participar e se inscrever, a pessoa deve entrar no site do Senac clicar em bolsas de estudo e em seguida em cursos técnicos e livres.

O programa Senac de gratuidade foi criado em 2008 pelo ministério da educação, ministério do trabalho, ministério da fazenda, confederação nacional do comércio de bens, serviços e turismo, para pessoas que não possuem recursos financeiros.

Saiba mais sobre o curso de Gastronomia do Senac

Pela necessidade do mercado por procurar profissionais qualificados o Senac criou um curso para atender essa demanda e capacitá-lo o para aprender sobre gastronomia, nutrição, bebida, serviços e gestão.

O curso livre de Gastronomia do Senac possui uma carga horária de 108 horas, e nele o aluno irá aprender sobre:

  • Higiene pessoal;
  • Doenças;
  • Mise en place;
  • Pesos e medidas;
  • Planos de ataque;
  • Equipamento e utensílios de cozinha;
  • Bovinos, aves, suínos e pescados;
  • Sopas, molhos, fundos;
  • Técnicas de garder mager.
Durante o curso é proibido ao aluno o uso de acessórios, ele terá que utilizar dólmã branca, calça comprida, avental, bandana branca e sapato de segurança.

Quais as oportunidades existem no mercado de trabalho de Gastronomia?

Conhecimento abre portas, e é isso que o profissional vai ter, oportunidade para abrir o próprio negócio e empreender. O cenário para quem deseja investir no ramo de alimentação e bebidas no Brasil é muito promissor.

De acordo com dados do Sebrae, bares e restaurantes crescem na economia cerca de 10% por ano, e em 2018 teve uma movimentação na economia de R$250 milhões.

Para quem está em busca de emprego ou uma recolocação no mercado pode também comemorar, pois de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, esses estabelecimentos são responsáveis por gerar aproximadamente 450 mil vagas de emprego por ano.

Vantagens em realizar o curso

Com cenário econômico em que estamos vivendo, e com o aumento do turismo surgem novos gostos e hábitos alimentares, que muda o tempo todo a necessidade de profissionais dessa área.

Curso gastronomia senac

A partir desse crescimento constante, clientes e consumidores estão diante de várias possibilidades de escolhas, o que faz com que eles se tornem dependentes dos profissionais de gastronomia.

O método de ensino oferecido pelo curso do Senai é totalmente voltado no desenvolvimento do profissional, ao receber o certificado de conclusão do curso ele saberá fazer preparações de cardápios aprimorados.

Escolha a unidade do Senac mais próxima de você e realize a sua inscrição agora mesmo!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui