Curso de Enfermagem – Presencial – (Curso Técnico Senac)

links patrocinados

Os cursos, sejam eles técnicos ou superiores, na área da Saúde são sempre uma boa opção, já que o mercado de trabalho está constantemente aquecido e em busca de novos profissionais. Os hospitais, postos de saúde e clínicas precisam funcionar 24 horas e a necessidade de técnicos de Enfermagem é sempre grande. Se você deseja trabalhar nesse setor, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) tem a formação ideal para você.

A instituição de ensino se destaca pelos cursos profissionalizantes, técnicos, de nível superior e também pós-graduação que oferece pela metodologia de ensino que integra teoria e prática, além de uma infraestrutura moderna e um corpo docente de alto nível.

Para seguir pelo caminho da Enfermagem, é preciso saber mais sobre o curso de 1800 horas para se tornar um técnico capacitado para atuar, sob a supervisão do enfermeiro, nos diferentes níveis de atenção à saúde, em todo o ciclo vital humano e nas diferentes complexidades do cuidado, de modo a atender às demandas no setor produtivo de saúde e na sociedade. Ao formar profissionais da área de Enfermagem há mais de 70 anos, o Senac é reconhecido no mercado de trabalho e possui parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP).

Fazer Inscrição – Curso Técnico de Enfermagem Senac

O Senac não está com vagas abertas para o curso de técnico de Enfermagem no momento em suas unidades. Para acompanhar a abertura de novas turmas, é preciso acessar o site da instituição.

Para fazer o curso é preciso ter idade mínima de 18 anos e estar cursando pelo menos o 2º ano do Ensino Médio. Já para a matrícula, o aluno deve apresentar Documento de Identidade (RG) (original) e o CPF ou documento que possua a numeração.

Programa Senac de Gratuidade

Para os interessados que não tem condições de pagar pelo curso de técnico de Enfermagem, o Senac oferece o Programa Senac de Gratuidade (PSG) PSG, que tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos.

Para participar do programa, é preciso cumprir alguns requisitos, entre eles estão:

  • Não estar matriculado ou em lista de espera em curso igual ou que seja realizado no mesmo período daquele que você está solicitando a bolsa;
  • Não estar participando de nenhum outro processo de triagem de bolsas de estudo no Senac;
  • Não ter abandonado um curso do Senac como bolsista nos últimos dois anos;
  • Não ser bolsista do Senac.

Inscrição PSG:

De acordo com o Senac, o processo de inscrição e concessão de bolsas é totalmente on-line e realizado em  cinco etapas.

  1. Escolha do curso
  2. Cadastro (Login) no Portal Senac: o candidato interessado pode realizar seu cadastro (login) previamente para agilizar o seu processo de inscrição à bolsa.
  3. Cadastro do pedido de bolsa
  4. Se confirmada a concessão do benefício, apresentação da documentação necessária no prazo indicado, menor de 18 anos apresentar RG e CPF do responsável legal.
  5. Efetivação da matrícula

Os interessados excedentes serão mantidos em lista de espera e receberão uma mensagem de convocação somente se houver desistência ou caso a documentação dos inscritos não seja entregue dentro do prazo.

As inscrições em cursos com carga horária igual ou superior a 160 horas são abertas até dois meses antes da sua data de início e se encerram quando a relação de três inscritos por vaga for atingida ou até dois dias úteis antes do início do curso.

Para os cursos de curta duração, com carga horária inferior a 160 horas, é necessário acompanhar a disponibilidade de vagas no Portal Senac.

O que vou aprender no curso técnico de Enfermagem

No Senac, você estudará em um laboratório de enfermagem com docentes, equipamentos e materiais alinhados às necessidades do mercado de trabalho.

O aprendizado se dará a partir da simulação de situações reais, pesquisas e atividades focadas no desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes/valores necessárias para o profissional Técnico de Enfermagem.

A programação do curso inclui itens como:

  • Prestação de primeiros socorros as vítimas de acidente ou mal súbito (48 horas);
  • Participação no planejamento e execução das ações educativas sobre promoção, prevenção, proteção, reabilitação e recuperação da saúde (108 horas);
  • Participação no planejamento e organização da assistência em enfermagem (96 horas);
  • Prestação de cuidados de enfermagem de higiene e conforto ao usuário (132 horas);
  • Administração de medicamentos, soluções e hemocomponentes (108 horas);
  • Coleta de materiais biológicos e preparação do usuário para exames diagnósticos (84 horas);
  • Prestação de assistência de enfermagem ao usuário na saúde mental (72 horas);
  • Prestação de assistência de enfermagem à gestante, parto, puerpério e ao recém-nascido (108 horas);
  • Prestação de assistência de enfermagem ao usuário em situações de urgência e emergência (120 horas);
  • Prestação de assistência de enfermagem ao usuário em estado crítico de saúde (132 horas).

Quais as vantagens em concluir o curso e qual o mercado de trabalho?

De forma geral, a população tem se conscientizado sobre a necessidade de cuidar da saúde e realizar exames preventivos. A busca por serviços de saúde tem sido cada vez maior, assim como a expectativa de vida no Brasil. Em função disso, a demanda por serviços públicos e privados de saúde também está crescendo.

Esse cenário, reforçado pelas políticas públicas para promoção a promoção, prevenção e assistência à saúde, tem contribuído para a ampliação do setor de saúde e, consequentemente, do quadro de profissionais capacitados para atendimento da população com qualidade.

O Senac destaca em seu site que a formação técnica de nível médio é promissora em termos de possibilidades de ingresso no mercado de trabalho, já que ainda há escassez de profissionais para o mercado, o que reforça a necessidade da oferta da habilitação profissional pelo Senac.

O estudante que decidir seguir a carreira de técnico de Enfermagem, após esse curso, poderá atuar em hospitais, clínicas, ambulatórios, diferentes serviços e programas de saúde pública, unidades de pronto atendimento, consultórios, centros de educação infantil, escolas, instituições de longa permanência (ILP), além de realizar atendimentos home care e pré-hospitalares.

Com a formação do Senac, o profissional estará habilitado e capacitado para trabalhar em qualquer uma dessas opções e, assim, colaborar com o cuidado e a preservação da saúde dos pacientes.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui