CNH Digital – Evite multas em 2021 e Regularize a CNH

links patrocinados

A CNH Digital, também chamada de Carteira Nacional de Habilitação, consiste em um documento que todo cidadão que conduz automóvel precisa ter. Portanto, é de caráter obrigatório sempre está com esse documento em mãos quando se está dirigindo, independentemente de onde você esteja circulando.

No entanto, nem sempre isso ocorre, o que acaba gerando dor de cabeça para o condutor, que pode até mesmo levar uma multa por está sem a carteira de motorista. Contudo, esse tipo de situação não precisa mais acontecer, visto que hoje é possível ter a CNH virtualmente, pelo seu celular, basta fazer o download do aplicativo oficial do Governo.
Afinal, o celular em mãos se tornou um acessório fundamental no dia a dia das pessoas, especialmente para os condutores, visto que através dele é possível usar o Google Maps e o GPS, por exemplo.

Dessa maneira, com ele hoje você terá também com fácil acesso a CNH, o que vai evitar as possíveis multas. Aliás, só para se ter uma ideia, a CNH virtual fica disponível até mesmo quando o aparelho está sem internet, logo você consegue vê-la a qualquer momento, de forma offline. Dito tudo isso, conheça um pouco mais sobre a CNH Digital e veja como ter acesso a ela através do seu aparelho celular.

CNH Digital 2021 – Onde Fazer, Como usar

Ao contrário da CNH tradicional, que precisa ser emitida direto no órgão responsável, a versão digital pode ser feita de forma bem simples e rápida online.
Para isso, você vai precisar apenas seguir o passo a passo abaixo:

  • Realize o cadastro no site do Governo preenchendo seus dados pessoais que são solicitados;
  • Feito isso, vá até a loja de aplicativos do seu celular e digite “CNH Digital”, que está disponível nos aparelhos IOS e Android;
  • Após o download ter sido concluído, clique sobre o aplicativo e depois em “cadastrar”. Então, você vai digitando as informações que são solicitadas pelo app;
  • A etapa seguinte é a validação das informações fornecidas e no aplicativo você deve buscar pelo ícone verde com um símbolo de “+” (mais);
  • Em seguida, clique em “validação pelo celular” e depois “validar pelo celular”;
  • Informe o que está sendo solicitado e vá para “avançar”;
  • Pegue a sua CNH física e faça a leitura do QR Code através do próprio aplicativo. Não se preocupe, pois todas as instruções são passadas pelo app de como fazer esse procedimento;
  • Para finalizar, realize o reconhecimento facial e assim você terá acesso a sua CNH virtual.

Cnh Digital

Em alguns casos pode não ser possível realizar esse procedimento, uma vez que algumas carteiras de motoristas estão no modelo velho, ou seja, não tem QR Code. Então, nesse tipo de situação, você vai precisar se dirigir até o Detran mais próximo da sua casa. Ao chegar lá, você deve comunicar o acontecido e o cadastro da CNH Digital será feito de forma presencial.

Cnh Digital

Com relação ao uso, o modelo virtual pode ser utilizado da mesma maneira que o documento oficial, em blitz e até mesmo como um documento com foto. Isso porque, de acordo com o Detran, o documento, mesmo sendo digital, é totalmente seguro.

Afinal, são utilizados sistemas criptografados que garantem assim que todos os dados e informações ali são realmente verdadeiros. Sem contar que o QR Code do aplicativo evita a falsificação e garante a autenticidade do documento.

A mudança que originou a CNH Digital – Governança Digital

A CNH virtual é somente uma das várias mudanças que foram feitas pelo Governo Federal com relação aos documentos e procedimentos dos órgãos públicos. Dessa maneira, fica evidente que o plano do Governo é realmente tornar tudo cada vez mais digital, o que vem sendo feito desde meados de 2016 e novas atualizações vão surgindo diariamente.

Ora, nada impede que certos processos possam ser feitos de maneira online, como marcações de atendimento presencial, solicitações de benefícios e até mesmo o envio de documentos, por exemplo.

Aliás, hoje já se tem uma série de documentos que você pode ter acesso de forma online, como a Carteira de Trabalho e a CNHD Digital, que já foi mencionada aqui.

Governança Digital

Como as informações estão todas dentro de um único banco de dados, ao fornecer algumas informações o site do Governo já descarrega todas as demais, sem que você precise preencher tudo manualmente. Como resultado, se tem uma melhor comunicação e agilidade em procedimentos que antes eram bastante burocráticos e demorados.

Assim, através de um aparelho com acesso a internet hoje é totalmente possível fazer uma série de tarefas e recursos sem que você precise sair de casa para isso. Apesar disso, ainda falta muito para que se tenha uma era de governo totalmente digital, porém as expectativas para isso são grandes e a tendência é que se torne algo real no futuro.

Conclusão

Como visto, a CNH Digital é um documento válido e que funciona de maneira parecida a versão física, podendo assim ser apresentada durante uma blitz. Isso porque, nela estão todas as informações importantes e fundamentais que podem ser usadas para a consulta pelos guardas de trânsito.

Além disso, a CNH virtual fica disponível até mesmo sem acesso à internet, trazendo assim muito mais facilidade para o seu dia a dia.

Portanto, você não precisa mais se preocupar com o documento físico, uma vez que a carteira de motorista virtual vai evitar que você seja multado no trânsito, basta ter o seu celular com você e o aplicativo da CNH Digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui