Cagepa apresenta ações para garantir abastecimento de água no Sertão paraibano

links patrocinados

Como parte integrante do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piancó, Piranha-Açú, a Cagepa participou nesta sexta-feira (20), no auditório da UFCG, campus de Pombal, da 4ª reunião extraordinária da entidade, com o objetivo de oferecer contribuições para a garantia no abastecimento das cidades atendidas, principalmente sistema Coremas/Mãe D’água.

O enfrentamento de todos os órgãos envolvidos neste cenário de seca, no próximo ano, só será possível com medidas mais severas. É a assim como vê o diretor da Agência Nacional das Águas, Paulo Varela, que também foi um dos participantes do encontro. “É uma guerra, pois teremos que trabalhar com planejamento para garantirmos água a todas as pessoas”, afirmou.

Entre as propostas apresentadas pela Cagepa para prolongar o tempo útil das águas de Coremas/Mãe D’água, estão o aumento de ações contra o desperdício, a exemplo da instalação ou substituição de hidrômetros; intervenções contra o vandalismo nas adutoras, além de um melhor planejamento na distribuição, inclusive com trabalhos de conscientização nas escolas e parcerias com clubes de serviço e instituições religiosas.

Uma previsão que nenhum sertanejo gostaria de ouvir, mas foi anunciada por um dos participantes da 4ª encontro, é a de que o açude Coremas/Mãe D’água deverá chegar ao seu volume morto até maio do próximo ano. “Temos que nos preparar, inclusive contando com o apoio da população, para nos ajudar nas medidas que estamos implementando”, disse o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, que participou do evento acompanhando do diretor de Operação e Manutenção da Companhia, José Motta Victor, além de representantes das regionais do Sertão.

Além dos órgãos públicos da Paraíba com assento permanente no Comitê, também participaram do encontro, representantes vinculados aos recursos hídricos do vizinho Estado do Rio Grande do Norte, beneficiados diretamente com as águas do complexo Coremas/Mãe D’água, a exemplo da Caern. A próxima reunião será realizada no dia 21 de dezembro, na cidade de Patos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui